O feriadão de 15 de Novembro de 2011 ficará marcado na história do futebol amador de Bento Gonçalves, não há a menor sombra de dúvidas de que isso acontecerá. Afinal neste final de semana realizou-se o jogo mais esperado do calendário de 2011 do Deportivo Mustela, pois este jogo tinha o ineditismo do compromisso com o La Barca da Capital e do radialista Cléber Grabawska, porém tinha também o aspecto da viagem à fronteira, um caminho de mais de 600km a serem vencidos para cumprir o compromisso.
O projeto começou a ser realizado na sexta da outra semana, dia 4 de Novembro, quando a maioria dos integrantes do grupo reuniu-se no Salão de Festas do Condomínio Vista Alegre para elaborar o plano da viagem e acertar os últimos detalhes. Claro que o encontro foi acompanhado de comida e bebida como sempre fazem os Mustelídeos.
E o projeto seguiu o planejamento, na madrugada de sábado, dia 12 de Novembro, por volta das 5 horas o grupo reuniu-se no posto de combustíveis localizado próximo à pipa pórtico e partiu em um comboio de 10 veículos e mais de 40 pessoas rumo a Quaraí/RS para curtir o feriado e principalmente jogar o amistoso contra o time do Consulado do Grêmio daquela cidade.
A primeira parada se deu na cidade de Santa Maria, no coração do Estado, para abastecimento dos veículos e um descanso dos viajantes. Dali a turma seguiu para uma etapa relativamente longa até a cidade de Rosário do Sul, onde a turma fez uma nova parada dessa vez um pouco mais extensa para almoçar. No início da tarde a delegação rumou para Santana do Livramento e posteriormente para Quaraí onde foi recepcionada pelos amigos Fabiano (goleiro do Brasil-PE) e Rodrigo o Consul do Grêmio de Futebol Portoalegrense na cidade de Quaraí. E uma atração já na chegada, o Gremóvel estacionado na frente do Hotel onde a delegação do Deportivo Mustela ficaria hospedada. O Gremóvel é um possante fusca todo personalizado com as cores e adereços que o identificam plenamente com o time da Capital.
O final da tarde foi livre para cada um fazer o que desejasse, alguns foram já se mandaram às compras outros optaram por um bate papo com os amigos e houve até quem optou por um descanso.Bem ao final da tarde, foi realizado um treino de dois toques para que os atletas se movimentassem um pouco tirando a viagem do corpo. O treino contou com a cobertura da acessoria de imprensa do Consulado do Grêmio (que no caso é o próprio Consul). À noite, um jantar "leve" numa das lanchonetes de Artigas com o consumo moderado de Patricias e Norteñas. Os atletas, Jesus, Lê e Marcelo estavam em um regime de concentração diferenciado e optaram por nem acompanhar o grupo permanecendo concentrados no hotel.
A noite foi de tranquilidade, embora houvesse a ameaça do adversário de perturbar o sono da delegação com bateria de foguetes durante a madrugada, mas tais práticas não se confirmaram. Na manhã, o café foi cedo e em seguida a delegação partiu para a sede do consulado, onde fomos calorosamente recebidos pelos integrantes, que capricharam nas piadas para o zagueiro Lahm, o único colorado do evento mas que nem por isso se deu por vencido e hostentou o seu boné do colorado mesmo dentro das dependências do anfitrião e sob as hostilidades adversárias e até dos colegas de time.
Foi feita uma rápida apresentação do local e foram tiradas algumas fotos das instalações do consulado e das taças e medalhas confeccionadas e personalizadas para os eventos do consulado. Em seguida, o time do Mustela, foi para a preleção com uma palavra rápida do Lahm e do Vilson e com a palavra do treinador Alosir Sberse que demonstrou muito esmero na escolha de vídeos tanto motivacionais como táticos (demonstrados depois no vestiário do estádio, afinal não podíamos divulgar a estratégia tática do Deportivo Mustela dentro das dependências do adversário) e um discurso enfático na confiança na qualidade do time.
Após esse encontro já com um principio de confraternização entre os atletas e amigos do Consulado e do Deportivo Mustela, o grupo partiu para o campo em carreata pelas principais ruas da cidade de Quarai/RS liderados pelo Gremóvel e animados com muita buzina dos carros e foguetório rumo ao estádio Municipal Mathias Gonzalez de Artigas. No campo o treinador Alosir Sberse renovou as orientações táticas com o apoio de vídeos e equipamentos convencionais de um profissional da área técnica, nos quais demonstrou o que esperava do time em campo em termos de posicionamento, de comprometimento e aplicação em campo. A explanação estava muito bem colocada que prendeu a atenção de todos os atletas e que procuraram executar com a melhor aplicação possível dentro de campo. Por isso, um dos maiores responsável pela grande atuação e pela vitória dentro das quatro linhas se devem ao trabalho do comando técnico de Alosir.
Após as ultimas palavras de ordem do comando técnico e da oração os atletas do Deportivo Mustela foram para o campo entrando lado a lado com o adversário e ficaram perfilados junto ao trio de arbitragem para ouvirem os hinos nacionais de Brasil e de Uruguai, afinal tratava-se de um evento internacional e os dois times já se respeitavam muito pela organização com que ambos tratam seus eventos. Feitos os cumprimentos protocolares e a última reunião do grupo com um último grito de guerra, os capitães trocaram brindes e foram para o jogo.
A saida coube ao Deportivo Mustela e o primeiro tempo marcou um certo nervosismo em campo, com o time errando alguns passes fáceis e principalmente errando nas fnalizações muito embora o time da Serra tivesse dominado amplamente o primeiro tempo concedendo poucas oportunidades de avanço ao adversário. As melhores foram um cruzamento sobre a área que pegou o atacante Rodrigo na segunda trave mas este desviou fraco e a bola perdeu-se pela linha de fundo e em outra oportunidade o hoje meio campo Fabiano chutou por elevação tentando surpreender o goleiro Gilmar mas a bola perdeu-se pela linha de fundo.
O Deportivo Mustela, por sua vez, teve pelo menos três boas oportunidades de arrematar mas não o fez com qualidade e ora ficava na defesa, ora no bom goleiro do Consulado do Grêmio. Mas aos 43 minutos da primeira etapa, o zagueiro Lahm avançou pela esquerda lembrando das jogadas ensaiadas nos treinos em Bento Gonçalves, tocou para o atacante Torres que como um pivô ameaçou dominar mas só fez o corta luz para que Vilson entrasse área adentro sendo parado com falta pelo defensor do Grêmio. Pênalti! O Consulado contestou mas o pênalti estava marcado, afinal o arbitro havia errado sim, mas errou não em dar o pênalti e sim em não penalizar o defensor com um cartão afinal Vilson ficaria cara-a-cara com o goleiro adversário em clara e manifesta situação de gol.
Vilson foi para a cobrança e com categoria deslocou o goleiro abrindo assim o placar e estabelecendo justiça no marcador pelo que as duas equipes apresentaram no primeiro tempo de jogo.
Veio o intervalo, time desceu para o túnel com a consciência de que fizera um bom primeiro tempo mas que seria necessário mais aplicação para que a vitória que lhes sorria, viesse mesmo para Bento Gonçalves, RS. Alosir fez novas recomendações, e alterações no time, mas essas alterações fizeram com que o time caisse um pouco de produção. Mas a sorte novamente sorriu ao Mustela que em uma bela jogada pela direita, Jesus abriu no fundo para Detoni que cruzou para o atacante Marcelo que provou que a concentração lhe fez bem, desviou a bola no meio da área e ela bateu no poste e entrou mansamente no gol adversário.
O gol seria da tranquilidade, mas em um erro de marcação no lado esquerdo da defesa do Deportivo Mustela, o atacante gremista entrou nas costas da defesa e bateu cruzado para uma defesa espetacular do goleiro Diego, a bola ainda bateu no poste e voltou para a entrada da pequena área onde o atacante gremista aparou o rebote e bateu para o gol descontando o marcador. Com esse gol, o Consulado ganhou novo ânimo e partiu para cima, adiantando o Fabiano para o ataque e partindo para cima da defesa do Deportivo em cruzamentos para a área.
Houve momentos de instabilidade do setor defensivo do Deportivo, mas com a volta do Vilson na ala e mais algumas substituições visando a recomposição do meio campo o Deportivo Mustela voltou a controlar o jogo e perder chances no ataque. Mas em uma delas, o meia Cris Mazutti que fazia a sua pré-estreia com a camisa do Deportivo Mustela completou com muito oportunismo e categoria uma tabela na área do Consulado e deu números finais ao placar. No restante do jogo o time do Consulado tentou pressionar mas o setor defensivo do Furão Tricolor voltou a ter uma atuação firme e não permitiu que o adversário marcasse. Na melhor chance, em uma cobrança de falta o outro estreiante o goleiro Diego que entrou no segundo tempo, se esticou todo e tocou com a ponta dos dedos para escanteio.
Assim que o arbitro apitou o final do jogo, a turma do Deportivo Mustela explodiu na comemoração, afinal era um jogo muito esperado, contra um grande adversário e com todas as dificuldades e cansaço da viagem em comboio que atravessou o estado. Paralelamente, houve uma rápida confraternização através de cumprimentos aos adversários em pleno campo visto que ambas as partes fez do jogo um amistoso no real sentido da palavra com disputa, competitividade mas muita lealdade e cordialidade como deve ser em eventos entre grupos do nível de Consulado do Grêmio de Quaraí e Deportivo Mustela.
A soma de eventos de grande apelo emocional chegou ao ápice quando na oração um pequeno garoto uruguaio aproximou-se dos atletas do Deportivo Mustela que reunira-se para fazer a oração e foi convidado a participar junto. Oração feita o grupo dividiu-se, parte foi para o vestiario outros para o hotel tomar banho e trocar de roupa e um pequeno grupo foi retirar o grande pavilhão tricolor que estava no fundo do campo próxima o torcida. O jovem garoto acompanhou o grupo e parecia encantado com aquilo tudo. A turma do Deportivo sabe da paixão do povo uruguaio pelo futebol e o Vilson peguntou-lhe se ele iria jogar ali no campo depois ao que o pequeno respondeu que está numa escolinha de futebol mas que tinha um problema:
-No puedo jugar al fútbol porque no tengo la canillera.
Essa revelação já cortou o coração dos atletas do Mustela que ali estavam, afinal não tem como compreender que numa região onde o que mais a criançada faz é jogar futebol mas o menino estava escluído por não ter um par de caneleiras. Mas não era somente isso, o pequeno uruguaio nocauteou de vez os Mustelas com a pergunta (perdão se a frase não foi exatamente essa mas foi algo neste sentido):
-¿Qué es lo que tengo que hacer para jugar en su quadro?
Os amigos já emocionados com trajetória do Deportivo Mustela, criado em uma mesa de bar num ginásio de futebol, hoje já conta com um cartel invejável de adversários, de amigo colecionados gente do quilate de Cleber Grabawska, José Tarciso de Souza e amigos só para citar alguns e hoje estrapola os limites das fronteiras do país e vê na face de uma criança o encantamento e o desejo de vertir as suas cores, foi um golpe forte demais para resistir à emoção. As lágrimas que já haviam arrebatado a alguns agora rebrotavam novamente. Quis o destino que na mala de equipamentos, houvesse um par de caneleiras sobressalente para alguma emergência que quase foi deixada em Bento Gonçalves, RS e a mesma era uma Nike pequenina e que se adequaria ao tamanho do garoto.
A entrega foi feita no gramado mesmo, e para ficar registrado, filmamos e fotografamos o evento e pedimos para que ele repetisse o que ele havia nos falado no campo. No fim um abraço e o sorriso do garoto foi o melhor pagamento que ele podia nos propiciar.
Após a vitória e essa emoção toda, um banho relaxante nas dependências do estádio Municipal Mathias Gonzalez de Artigas foi o reconforto para o almoço de confraternização com a turma do consulado. Sobre o almoço uma nota, nota 10 para a organização e qualidade da carne do churrasco. No almoço encontramos o nosso mais novo amigo naquela região, o Edson Inchauspe que é o comandante do time do Barcelona de Santana do Livramento e se fez presente e nos presenteou com uma camisa do S.E.R.Barcelona e praticamente acertamos dois amistosos em conjunto com o Consulado do Grêmio de Quaraí para o ano de 2012, um em Santana do Livramento em Novembro e outro em Bento Gonçalves em data a ser definida ainda.
Após o almoço foi realizada a entrega das medalhas pelos atletas do Consulado do Grêmio aos atletas do Deportivo Mustela, e o troféu do evento pelo Cônsul do Grêmio Rodrigo Correa ao Lahm, o capitão do Deportivo Mustela. Aí foi só festa que se alongou pela tarde e entrou noite a dentro em mais uma churrascada organizada pelo Fabiano nas dependências do CT do Bozó.
Na segunda-feira, alguns atletas do Deportivo Mustela já haviam deixado Quaraí por motivos profissionais mas os que ficaram foram intimados a uma espécie de revanche que acabou frustada visto que o Mustelas remanescentes recheados com alguns reforços locais venceram novamente o time formado por Rodrigo, Fabiano, Cristian de Souza e outros bons valores da cidade de Quaraí.
Após o jogo, os representantes do Deportivo Mustela, Vilson e Lahm tiveram a honra de participar do programa semanal do Consulado Gremista em sua webradio. O programa na íntegra pode ser conferido no player abaixo, onde além dos assuntos tradicionais relacionados ao tricolor da capital foram abordadas as visitas do bentogonçalvenses à cidade fronteiriça e o jogo do último domingo e respectiva confraternização. Esse evento marcou a despedida da delegação do Deportivo Mustela da fronteira do Estado.
Aos atletas, familiares e amigos, em nome do Deportivo Mustela, devemos agradecer imensamente pelo despreendimento e apoio na realização dessa viagem pois isso demonstrou que o grupo é unido e pode realizar grandes façanhas. No final do programa semanal, o Cônsul Gremista Rodrigo Correa nos fez nova deferência sobre o evento ao que agradecemos muito e isso nos deixa de peito inflado, cheios de orgulho e com o compromisso de fazer dessas deferencias um combustível para fazermos do Deportivo Mustela algo ainda maior.
Neste evento estiveram presentes: Lahm, Joel, Supla, Vilson, Guilherme, Biré, Cris Mazutti, Rafa, Jesus, Lê, Torres, Giancarlo, De Toni, Mazzoti, Gilmar DallAgnol, Gilmar Rubini, Marcelo, Diego, Mercuti, Alosir e Jeferson. A todos acima citados bem como seus amigos e familiares que nos acompanharam nessa viagem já encontram-se convidados para em data a ser definida, fazermos um evento para confraternizar o nosso grande feito olhando o DVD que nos será enviado pelo Consulado com toda a gravação do evento para relembrarmos desse grande momento que passamos juntos em Quaraí.