E finalmente o jogo entre Deportivo Mustela e São Paulo do Borgo foi realizado. Na tarde deste sábado (31/07), a chuva voltou a aparecer mas desta vez não teve adiamento e as equipes foram a campo.
A ansiedade era nítida, sobretudo nos atletas do Deportivo Mustela, afinal não era um jogo comum, era a estréia do novo uniforme do time. Um belo uniforme, tricolor com as cores do pavilhão rio-grandense, era o motivo de tanta ansiedade. E assim era preciso, fazer algo mais para honrar essa nova camisa. E foi isso que aconteceu.
O time foi armado a partir de uma linha defensiva composta de três zagueiros, e um meio campo bastante compactado para evitar as investidas do adversário. Afinal, o adversário era o respeitado São Paulo F. C. do Borgo, uma equipe reconhecidamente forte ainda mais em seus domínios.
E no ataque, o Deportivo Mustela apostou na velocidade e esperteza dos seus dois atacantes Le e Roby.
O Deportivo Mustela, tinha ciência de que qualquer espaço poderia ser mortal para a sua sorte na partido e assim se propos a marcar o São Paulo de cima em cada centímetro do campo.
Com o inicio do jogo, a chuva recomeçou e as condições pioravam minuto a minuto, mas como o campo é igual para os dois lados, o Deportivo foi a luta. E foi recompensado, o volante Eduardo esperimentou de fora da área e acertou um belo chute ainda cedo do jogo, abrindo o placar.
O jogo continuou e o Deportivo Mustela parecia ser a equipe local, mandando no jogo, perdendo chances de gol e jogando para cima do adversário sem ser ameaçada. Não demorou para o centroavante Le, fazer o seu - ou melhor sair do seu jejum de gols. O escore adverso e o envolvimento no jogo levou alguns atletas são-paulinos a perderem o controle da situação e quase vira em confusão.
O jogo seguiu e a melhor chance do São Paulo foi em uma jogada de ataque originada de um impedimento não assinalado pela arbitragem. Mas o atacante, tricolor rubro-negro driblou o goleiro Gilmar mas errou a finalização, perdendo o gol feito.
A essa altura o Deportivo Mustela se encolheu e passou a jogar no contra-ataque e foi mortal nesta estratégia. No final do primeiro tempo, Vilson e Roby deram números finais ao placar da primeira etapa. 4 a 0. Um placar elástico para o confronto mas que refletia a superioridade do Deportivo Mustela em campo.
O goleiro Gilmar, não fez nenhuma defesa no primeiro tempo, a não ser uma intervenção em um recuo com o peito do zagueiro Lahm, onde zagueiro e goleiro não se entenderam e quase fizeram uma lambança. Mas por sorte ficou nisso e a superioridade do Deportivo Mustela foi bem representada pelo placar. Era até, de certa forma supreendente para nós, porque do outro lado estava uma equipe qualificad?ssima e naquele primeiro tempo, foi completamente envolvida no jogo. Mas sabiamos que, no segundo tempo haveria uma reação forte por parte do São Paulo no jogo em busca de um melhor resultado.
E foi isso que aconteceu no segundo tempo, o São Paulo partiu com tudo para cima do Mustela. Paralelamente, o Deportivo alterou quase todo o time para o segundo tempo e caiu bastante de produção. O São Paulo, passou a pressionar muito, era quase uma meia linha, ataque contra defesa. O meio campo do Deportivo se abriu, a defesa começou a vazar e o ataque não ameaçava mais a defesa do São Paulo.
Após muita insistência o São Paulo descontou duas veses chegando ao placar de 4 a 2. Nessa altura o Deportivo buscou a recomposição do seu time fazendo voltar o meio campo Joel, Vilson e Jesus entraram na zaga.
O time voltou a ter o controle do jogo e até teve mais duas oportunidades para ampliar o placar com o atacante Marcelo e o meia Joel, mas o placar não se modificou.
A partir disso foi só levar o jogo para o seu final e esperar o apito final do juiz, o que demorou, o juiz deu mais 5 minutos de acréscimos. Mas no final, ficou a grande atuação do primeiro tempo, a luta para manter o placar no segundo e a grande vitória na estréia do uniforme.
Foi uma vitória muito comemorada pela equipe afinal além de jogar contra um adversário altamente qualificado, haviamos estreado o uniforme em grandíssimo estilo.
Agradecemos também o prestigio da equipe de esportes da rádio Difusora 890 AM, que acompanharam este evento em tempo real, informando à comunidade bento gonçalvense acerca do seu andamento. Esperamos contar com essa parceria em eventos futuros.
A campanha de doação de alimentos também foi um sucesso, apesar da chuva que afugentou possiveis expectadores, foram arracadados mais de 30 kg de alimentos não perecíveis que durante essa semana serão entregues ao Lar da Caridade de Bento Gonçalves. A família Deportivo Mustela agradece à colaboração de todos os atletas, familiares e demais amigos que colaboraram com essa ação de solidariedade.
Ouça aqui as entrevistas do final do jogo: