home / o clube / História e Simbolos / Símbolos

A volta dos jogos amistosos

Publicada em: 17/11/2014

O tempo deve ser o melhor remédio para a maioria dos males, só o tempo nos possibilita rever conceitos, só o tempo apaga as marcas e cicatrizes, só o tempo possibilita que o amadurecimento ocorra. Tudo acontece no tempo certo, na maioria das veses não possuímos o discernimento exato para compreender as coisas, mas o tempo é o Senhor das justificativas. É o tempo que possibilita as oportunidades, e é ele também que demonstra se soubemos aproveitá-las ou não. Não raras são as veses que olhamos para traz com o passar do tempo e pensamos "ah, se fosse hoje, eu faria diferente". Mas esse é o tempo, ele não volta atrás.

E assim, depois de um hiato sem manifestações, sem jogos o Deportivo Mustela voltou a campo no último sábado dia 08 de Novembro contra o (excelente) time do Veterano Independente da cidade de Casca(RS), e para a maioria dos atletas e amigos do Furão foi um sábado atípico. Não há como esconder que havia um desconforto no ar pelos acontecimentos recentes. Embora o sábado do dia 25 de Outubro tenha sido um dia para ser esquecido, que não existiu no calendário do Deportivo Mustela as marcas ficaram naqueles que tem um ideal de vida e uma forma de encarar o esporte, o futebol de sábado.

Não cabe aqui relembrar os fatos lamentáveis, não cabe aqui mencionar adversários que passaram, não cabe aqui quaisquer justificativa. O que aconteceu é fato superado, as marcas ficarão por muito tempo naqueles que não compactuam com isso e envergonham-se de ter que combater dentro da sua casa fatos que sempre alardeamos repudiar.

Mas para isso tempos amigos, adversários dentro de campo, mas amigos fora dele - tal qual fora o Independente de Casca(RS), uma turma de alto gabarito que nos ajudou em muito a darmos um passo adiante, a termos a certeza de que prosseguir é preciso e que o que fora construído até aqui é muito maior do que um dia infeliz.

A tarde de sol, céu azul e calor colocou a nossa frente um time de grande qualidade e que viria a testar a nossa capacidade de ressurgir das cinzas, ajuntar os cacos e voltar a nos divertir nos sábados a tarde. A primeira grande e boa surpresa foi que o vestiário do Deportivo Mustela não era um vazio, muito pelo contrário, velhos conhecidos, soldados de outras batalhas se fizeram presentes como quem dissesse não te entrega Furão - o baque foi forte mas nós também estamos aqui para o que der e vier.

É bom contar com amigos, mas amigos de verdade. Estes amigos não são aqueles que só nos dizem o que queremos ouvir, ou o que gostamos de ouvir. Amigos são aqueles que quando erramos eles nos mostram, nos corrigem e nos fazem crescer, aprender e melhorar. Também é ser amigo, ter a atitude de aceitar a crítica, admitir e entender que aqueles que um dia discordaram seguiram outros rumos, o fizeram porque naquele momento era necessário. A vida é assim, nem as melhores famílias permanecem a vida toda juntos, chega um momento que uns partem e outros ficam. E assim foi com o Vande "Jesus" Zardo - como outros tantos que no sábado depois de vários meses voltou a vergar o manto do Deportivo Mustela ao ponto de receber a sua camisa-troféu pelos 100 jogos pelo Deportivo Mustela.

Essa marca, que poucos atingiram é sim um grande feito a ser comemorado e vai para o rol de bons motivos para arrumar a casa, refazer o planejamento para o futuro, ajustar a agenda de 2015 e bola para frente.

Ahh o jogo, bom sobre o jogo foi uma partida equilibrada no geral com um primeiro tempo em que o time visitante teve o controle da partida e aproveitou as oportunidades finalizando com uma vantagem cômoda de 3 a 0. Isso se deveu principalmente à qualidade do time visitante e a um erro de posicionamento no balanço defensivo do time do Furão onde em mais de uma oportunidade o avanço dos jogadores do meio de campo do adversário não recebiam a marcação dos jogadores de meio/frente tricolores causando um buraco no meio e a superioridade numérica no processo defensivo. O Deportivo Mustela não fazia uma boa partida e o adversário foi de uma eficiência monstruosa aproveitando 100% das chances construídas.

No segundo tempo, o Deportivo Mustela cresceu no jogo e depois de desperdiçar algumas boas oportunidades conseguiu diminuir primeiro com Alex e depois com Lê em cobrança de penalti executado com maestria batendo no alto sem chances para o goleiro adversário. Goleiro este que ainda operou um milagre em um arremate a queima-roupa do mesmo camisa nove tricolor garantindo assim a vitória por 3 a 2 do time alvi-azul casquense.
Após o jogo, houve muita confraternização entre os times num clima sereno, amistoso como deve ser as tardes de futebol pela ótica do Deportivo Mustela, com o adversário participando de uma rodada de petiscos e cerveja gelada nas dependências do São Paulo do Borgo o que foi muito bom para apagar a péssima imagem que ficou no meio esportivo local, mesmo com as recorrentes interpelações buscando explicações que ainda chegam até nós. Agora, ainda temos alguns jogos até o final da temporada e que venha 2015 com novos rumos e muito futebol.
No próximo sábado teremos um encontro inédito no calendário do Deportivo Mustela, quando estaremos recebendo o time do Veterano São Domingos da cidade de São Domingos do Sul(RS). Este enfrentamento já teve três cancelamentos devido ao mau tempo, dois em 2013 e um em 2014. Esperamos que agora neste sábado o tempo colabore e possamos finalmente confraternizar com mais este pessoal.