O Deportivo Mustela viveu uma semana de grandes emoções, possivelmente não tenha vivido nada parecido desde a sua fundação. Na última quinta-feira, aproveitando o Feriado do Dia do Trabalhador, o Furão Tricolor recebeu a jornalista e apresentadora do Globo Esporte para o Rio Grande do Sul Alice Bastos Neves. Contrariando algumas expectativas locais que preferiram a desconfiança, o Deportivo Mustela recebeu a visita do quadro "Vem Alice" que percorre o Estado para mostrar os times da várzea.
Até as condições climáticas ajudaram, e depois de uma boa chuva que caiu na tarde e noite de quarta-feira, a quinta-feira começou cinzenta mas ainda sobrou espaço para que o sol pudesse brilhar e fazer com que o dia fosse ainda mais completo.
Próximo às 16 horas um bom número de pessoas entre atletas, familiares, amigos e simpatizantes do time tricolor aguardavam pela chegada da ilustre visita. E ela veio, foram feitas muitas tomadas de imagens e informações. Agora aguardamos com ansiedade a veiculação do conteúdo no ar, algo previsto para o programa Globo Esporte do dia 13 de maio de 2014 a partir das 12 horas 45 minutos. Em um primeiro momento, podemos nos considerar um grupo de privilegiados que novamente pode fazer alguma coisa inédita por Bento Gonçalves(RS), algumas surpresas ainda virão, por isso iremos detalhar melhor as ações e propostas após a publicação do conteúdo por parte da emissora até para não estragarmos a surpresa. Dessa forma, queremos já expressar o nosso mais especial agradecimento à RBS TV, à Alice Bastos Neves e toda a sua equipe pela deferência ao Deportivo Mustela. Se antes falávamos "Vem Alice", agora podemos falar "Valeu Alice". Na sequência mais informações e detalhes sobre esse evento.
O evento da recepção do quadro "Vem Alice" marcou também o início de uma nova campanha do Deportivo Mustela para a conscientização da nossa sociedade para o fim dos atos de racismo. A partir de agora será possível visualizar nas ações do Deportivo Mustela a faixa com os dizeres SOMOS IGUAIS numa referência a conscientização de que somos iguais independentemente da cor, crença, sexo, etc. Ainda na quinta-feira, comentávamos que a sociedade em geral de Bento Gonçalves vem pagando um preço alto por um ato lamentável, insano e isolado de um(ns) elemento(s) que agrediu(ram) ao cidadão Marcio Chagas no estádio da Montanha dos Vinhedos durante um jogo do Clube Esportivo pelo campeonato Gaúcho o que resultou não só num processo lamentável de exclusão do clube do campeonato com o seu rebaixamento, bem como um rótulo a todos os cidadãos bentogonçalvenses como se esse fosse um pensamento e um comportamento generalizado nesta cidade.
Acreditamos que esse tipo de ação deva ser exemplarmente punida para que não mais se repitam, não somente nos estádios de futebol como em qualquer cenário do dia-a-dia. A campanha do Deportivo Mustela pela igualdade e o respeito entre todos, já recebeu o apoio com nosso adversário no sábado que posou para a foto oficial do jogo com a faixa #SOMOS IGUAIS da nossa campanha. O nosso agradecimento ao Paladino F.C. pelo apoio, é isso que precisamos nos gramados - parceria e respeito para com todos.
Dois dias depois desse evento, o time entrou em campo e contrariando boa parte dos últimos jogos onde o Deportivo pressionava e não conseguia converter as boas atuações em resultados positivos, desta vez a vitória veio sem uma atuação tão boa assim. Frente ao time barbosense do Paladino F.C., diga-se de passagem um time jovem, muito veloz e de muita qualidade técnica o Furão Tricolor, passou maus momentos sobretudo no início e no final do jogo.
No início do jogo o time visitante foi quase avassalador, trocando passes, envolvendo completamente o tricolor e abrindo 2 a 0 bem cedo. As jogadas do time visitante até que não tinham a profundidade do arremate de dentro da área do adversário porém nem era necessário pois conseguiam espaços generosos na região frontal da área e vários atletas apresentavam muita qualidade nos arremates daquela distância.
Foi dessa forma que os 2 a 0 foram obtidos, o primeiro gol o atleta jaldi-negro da terra do Festiqueijo fez fila na entrada da área tricolor e fuzilou no ângulo sem chances para o goleiro Gilma. Já no segundo, em uma cobrança de falta a bola rolada para um novo arremate na gaveta.
A partir dos 2 a 0 a primeira virtude da tarde, mesmo perdendo (e perdendo feio) o time manteve uma relativa calma dentro de campo e foi assim que já no final do primeiro tempo aconteceu uma reação fantástica do time da casa. Primeiro Ronaldo descontou e começou a reação, por incrível que parece o gol perturbou o time adversário de tal maneira que o jogo nem parecia aquele que se desenrolava até o momento. Na sequencia, uma falta quase no círculo central foi rapidamente batida pelo centro-médio Rafael e resultou no gol de empate com uma finalização muito bem executada pelo camisa 9, Lê. E quase no apagar das luzes do primeiro tempo, Lê escorou para Ronaldo marcar e virar o placar.
O novo cenário, deu um novo cenário para o jogo onde agora o Deportivo Mustela tinha mais calma para jogar e o adversário refletia a instabilidade do placar nas suas ações, mas mesmo assim houveram momentos em que o time bento-gonçalvense passou por dificuldades na marcação sobretudo na chegada do meio de campo adversário pelo miolo. O time tricolor aproveitou o bom momento e consegui ampliar com Ronaldo ainda no início do segundo tempo. O atacante se transformou no destaque da tarde com a marca de três tentos, ganhando o direito de pedir música no site.
As dificuldades na marcação dos homens de meio voltaram a aparecer no terceiro gol, quando o novamente o meia do Paladino avançou e na entrada da área do Furão fuzilou novamente. A partir desse gol o time da casa voltou a jogar, por quase todo o segundo tempo o meia Vini conseguiu jogar um pouco mais e preocupar o adversário e isso se transformou numa saída para o time em campo. E numa dessas jogadas tramadas pela esquerda de ataque, a bola cruzada da linha de fundo passou pela defesa do time visitante e encontrou Joel livre no segundo poste para empurrar para o gol vazio.
O gol que parecia ser o da tranquilidade, deixou o Mustela com uma boa vantagem que foi administrada até o final muito embora os últimos 10 minutos tenham sido de muita pressão do visitante que conseguiu descontar em um novo chute da intermediária, esse de rara felicidade lembrando o cerebral Didi (das seleções dos anos 50 e 60) que aplicava um efeito chamado por ele de Folha Seca em seus chutes e a bola além de curvas ainda caía repentinamente dificultando a ação do goleiro.
Mas mesmo em tarde de grandes dificuldades o mais importante foi sair de campo com uma boa vitória sobre o excelente time do Paladino. Esse enfrentamento, a propósito tinha até este jogo uma peculiaridade, em quatro jogos só haviam acontecido vitórias dos times visitantes. Em Carlos Barbosa, duas vitórias do Deportivo Mustela, e em Bento Gonçalves duas vitórias do Paladino. Neste sábado o Furão Tricolor quebrou mais este tabu.
No próximo sábado, mais uma pedreira para o tricolor que recebe o excelente time da A. de Veteranos de Garibaldi na Arena Mustela. Nesta data também se realizará um jantar do nosso co-irmão e parceiro o São Paulo do Borgo na própria sede do São Paulo, então convidamos a todos os amigos e simpatizantes destas duas agremiações para participarem.